Barra recebe o Caminhão da Ciência da UFOB nos dias 04 e 05 de outubro de 2018

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Barra receberá, nos dias 04 e 05 de outubro, o Caminhão da Ciência da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Na quinta-feria, dia 04, das 8:30 às 12:00 e das 14 às 17, o caminhão estará na quadra de Esportes do Centro Multidisciplinar do Campus de Barra. Já na sexta-feira, dia 05 de outubro, das 8:30 às 12:00, o caminhão estará no ginásio de esportes do Brejo dos Olhos D'água, levando ciência para as comunidades dos brejos da Barra. As exposições serão abertas ao público. Chame sua família e amigos e venha conferir!

O Caminhão da Ciência é um projeto do tipo Ciência Móvel que atua a mais de 10 anos na região Oeste da Bahia, que tem como atual Coordenador o professor Edward Ferraz de Almeida Junior. O projeto leva para as escolas dos municípios da região Oeste da Bahia experimentos interativos de Física, Química, Matemática, Ciências Biológicas e Astronomia, além de vídeos e simulações computacionais onde o próprio público é convidado a participar das atividades e fomentar a curiosidade de como o fenômeno apresentado acontece. O objetivo é tornar a ciência acessível e cativante aos alunos e professores da educação básica.

Dentre os experimentos que o Caminhão da Ciência se destacam o Planetário Itinerante, com vídeos sobre Astronomia e simulações de realidade  virtual, outros experimentos básicos são o Gerador de Van Graff, a Máquina de Atwood, a Mesa Giratória, a Pilha de Daniel, O Microscópio para análise de células animais e vegetais, o Globo de Plasma, O Teorema de Pitágoras, a Torre de Hanói, o Ábaco, a Sinuca Elíptica, Parabólica e Hiperbólica, além de vários outros experimentos de baixo custo, produzido por professores e estudantes monitores da própria UFOB.